sábado, 3 de maio de 2008

Ciclone extratropical!!

Ciclone extra tropical no Rio Grande do Sul!!!


MetSul reforça alerta de vento e chuva para o RS - 03/05/2008 06:04
A Grande Porto Alegre e o Litoral Norte vivem uma madrugada assustadora. Aqui na região metropolitana, onde as rajadas de vento oscilam entre 70 e 100 km/h na maioria dos pontos, é possível ouvir a todo momento o estouro de transformadores e da rede de energia, segundo relatos que estamos recebendo da capital e outros pontos da área metropolitana. A chuva acumulada em Porto Alegre, no Bairro Jardim Botânico, chega a impressionante marca de 141,4 milímetros em menos de 24 horas. No Centro, são 115 milímetros. Até agora o vento atingiu no máximo 70 km/h no Aeroporto Salgado Filho, mas as rajadas são mais fortes dentro da capital gaúcha. Há mais de duzentos desabrigados pela chuva em Porto Alegre e a situação é descrita como caótica em alguns bairros. A Zona Sul da cidade é a mais atingida. Problemas de falta de energia são informados em diversos pontos da cidade. Há queda de árvores e postes. A área do Lami estaria isolada, segundo informações da imprensa. Em Guaíba, a situação é descrita como muito grave em alguns pontos da cidade a ponto da água ter atingido 1 metro e meio dentro de algumas residências. Eldorado do Sul e Viamão também são castigadas. Em Cachoeirinha, a chuva já chega a 157,6 milímetros. A foto de satélite mostra o vórtice do ciclone exatamente sobre o Litoral Norte do estado em imagem raramente vista antes.
No Litoral Norte, a situação é ainda mais complicada. Em Tramandaí, a velocidade do vento atingiu 118,8 km/h entre três e quatro da manhã. Apenas entre duas e três da madrugada choveu 40,8 milímetros no balneário. O acumulado desde a meia-noite chega a 90,4 milímetros, ou seja, a média de todo o mês em menos de cinco horas. Já a chuva acumulada desde ontem atinge 160 milímetros em Tramandaí. Outras praias do Litoral Norte são castigadas duramente e há relatos de muitos destelhamentos na costa. Na auto-estrada Porto Alegre – Osório (Free-way) existem árvores sobre a pista. A MetSul Meteorologia alerta que o ciclone deve permanecer quase parado junto ao litoral do Rio Grande do Sul durante todo este fim de semana e ainda na segunda-feira, trazendo chuva intensa para o leste do estado, especialmente para a Grande Porto Alegre, cidades próximas da Lagoa dos Patos e Litoral Norte. Veja na infografia como estava o quadro ontem à tarde, quando a situação começou a se deteriorar com chuva muito intensa na área de Porto Alegre.

Com base nos novos dados de modelos desta madrugada a MetSul reforça o alerta de chuva e vento para o leste do Rio Grande do Sul.. A chuva pode superar os 200 milímetros na área de Porto Alegre e pode alcançar de 250 a 350 milímetros no Litoral Norte do Rio Grande do Sul com risco de alcançar até 400 milímetros em alguns pontos. Já o vento deve soprar forte durante todo o fim de semana no leste e ainda possivelmente na segunda-feira. No litoral as rajadas mais fortes devem variar entre 100 e 120 km/h com rajadas ocasionais de 120 a 150 km/h. Em Porto Alegre, o vento deve ficar entre 80 e 100 km/h nas próximas horas com rajadas que podem ser mais fortes, especialmente em áreas próximas do Guaíba e pontos altos da cidade. Preocupam os fatos de que, historicamente, o vento ganha força durante o dia em ciclones extratropicais e a tendência deste sistema permanecer quase parado nas próximas horas exatamente sobre o nosso litoral. Diferentemente do que a mídia vem informando, ciclones extratropicais e subtropicais podem provocar vento superior a 120 km/h. Em 2005, no mês de agosto, uma ciclogênese explosiva trouxe rajadas de até 190 m/h para Montevidéu. Veja no gráfico a trajetória do atual ciclone na costa gaúcha esperada pela MetSul com base nas mais recentes simulações computadorizadas.

A característica subtropical sugerida pelos modelos implica um sistema de lento deslocamento, recordando que em março um ciclone subtropical permaneceu quase parado no Rio da Prata por uma semana. Adverte-se que a situação das inundações tende a se agravar e que novos danos devem ocorrer pelo vento na costa. Mantém-se o aviso de forte a intensa ressaca na faixa costeira. (Arte de Diogo Fatturi / Grupo Sinos)


Nenhum comentário: